Mudar local e nome do wp-content

Mudar local e nome do wp-content

A partir da versão 2.6, o WordPress permitiu que fosse modificado o local do diretório wp-content. A vantagem em mover o “wp-content” de lugar traz vantagens em relação a segurança.

Mudar local e nome da pasta wp-content do WordPress
Mudar local e nome da pasta wp-content do WordPress

Para fazer a mudança, abra o arquivo “wp-config” e adicione o seguinte código:

define( 'WP_CONTENT_DIR', $_SERVER['DOCUMENT_ROOT'] . '/wordpress/blog/wp-content' );
define( 'WP_CONTENT_URL', 'http://www.seudominio.com.br/application/meublogousite/wp-content');

Na primeira linha, na constante “WP_CONTENT_DIR” definimos o nome do diretório que contém o conteúdo do blog ou site. Por padrão esse diretório chama-se “wp-content”. E, ao contrário do que muitos usuários do WordPress imaginam, é possível definir um nome diferente para este diretório. A vantagem de fazer este procedimento está na segurança. Sempre que um blog ou site desenvolvido com WordPress é atacado, geralmente o diretório “wp-content” é um dos primeiros alvos de ataque.

Por outro lado, a segunda linha do código define a constante “WP_CONTENT_URL”, que contém o endereço do diretório que armazena o conteúdo do WordPress. Mudar o local do diretório de conteúdo também é uma ótima alternativa, principalmente para sites que usam imagens e outros arquivos em excesso. Assim, o conteúdo pode ficar em um servidor separado do restante do site.