Rede Social com WordPress

Rede Social com WordPress

Buddypress
Buddypress

 

 

Além da grande utilidade em blogs e sites, o WordPress é também um forte aliado das mídias sociais.

Apesar de estar disponível há um bom tempo, o Buddypress ainda é desconhecido por muitos blogueiros e desenvolvedores.

O objetivo do Buddypress é transformar o tradicional gerenciador de blogs WordPress em uma plataforma rede social. A princípio o resultado obtido com o Buddypress não chega a ser tão surpreendente como o Facebook e o Orkut. Mas com o uso de plugins e, se você souber a linguagem PHP, é possível tornar o Buddypress tão bom ou até melhor do que muitas redes sociais que funcionam atualmente na web.

Para usar o Buddypress, basta baixá-lo e instala-lo como um plugin normal do WordPress. Você pode instalar através do modo automático buscando o Buddypress com o buscador de plugins ou manualmente enviando os arquivos para seu servidor web por ftp ou sftp.

Página do plugin do Buddypress
Página do plugin do Buddypress

O procedimento de instalação do Buddypress é o mesmo efetuado para instalar plugins convencionais do WordPress.

Ativação do Buddypress
Ativação do Buddypress

Como plataforma de rede social open source, o Buddypress vem se destacando pela facilidade de uso e praticidade para customização.

Por ser baseado no WordPress não é difícil encontrar profissionais aptos a manusear o código do Buddypress.

Tema do Buddypress
Tema do Buddypress

Com o objetivo de torná-lo mais popular, a equipe de desenvolvimento do Buddypress, deixou o tema padrão muito semelhante ao Facebook. A familiaridade com o visual da maior rede social do momento é enorme.

Tema padrão do Buddypress
Tema padrão do Buddypress

Assim como o WordPress, o Buddypress permite a criação de temas personalizados, o que possibilita criar visuais surpreendentes e até melhores do que as redes sociais que mais fazem sucesso no momento.

Para testar e conhecer melhor a versão atual do Buddypress, acesse http://testbp.org/. A versão de testes contém as funcionalidades básicas, além de possuir alguns serviços adicionais.