WordPress: Usuário Admin, Senha e Backup

WordPress: Usuário Admin, Senha e Backup

Wordpress Tela de Login
Wordpress Tela de Login

Desde meados de 2009, muitos donos de blogs vem reclamando que seus blogs e sites são alvos de invasão. O que mais surpreende é que a maioria dessas invasões são feitas com o uso do login e senha do próprio administrador do site.

Quando o WordPress é instalado no servidor, automaticamente o usuário administrador do CMS é definido com o famoso nome “ADMIN”. E aí residem um dos grandes erros de quem administra um site ou blog. Já imaginou se o R7 usasse um usuário chamado “ADMIN” ? Seria apenas um aperitivo para um prato cheio a ser devorado por um invasor de sites.

Atualmente tem hackers que criam “Worms” para invadir sites e blogs movidos a WordPress. Quando o usuário é o manjado admin, o Worm tem meio caminho andando, só precisando quebrar a senha do administrador.

É bom lembrar que ao instalar o WordPress no servidor web, o ideal é alterar o nome do usuário. Procure não usar admin. Use um nome que não seja comum. Por exemplo, o nome hyper#755wks não seria moleza para qualquer invasor.

Além do nome de usuário diferente, defina uma senha ultra dificil. Assim o invasor vai ter dor de cabeça e não vai nem pensar em invadir seu WordPress.

Então se você está dando mole no princípio básico de segurança, acesse o o seu painel de usuários e mude os dados agora!

Wordpress Administração de Usuários
Wordpress Administração de Usuários

Vale ressaltar também que a escolha de um bom servidor é essencial. Bons servidores web possuem serviços de backup automático, tanto dos arquivos do site como do banco de dados. Isso garante a integridade do seu site. Caso seu site seja perdido por algum motivo, você pode reativá-lo em questão de minutos.

Mas caso você esteja na pindaíba e não tem condições financeiras de contratar um bom serviço de hospedagem, você pode usar a ferramenta de exportação do WordPress. Utilizando a exportação do WordPress, você pode salvar os dados do seu site/blog em um arquivo xml no disco rígido do seu computador.

Wordpress Ferramenta de Exportação
Wordpress Ferramenta de Exportação

Sendo assim, lembre-se que todo cuidado é pouco. Mantenha sempre seu WordPress atualizado e ponha em prática as dicas informadas aqui.